WEBQUEST
Atividade 05:

O Que é uma Web Quest? Qual sua finalidade? Como Fazer uma Web Quest?
Esta será sua tarefa pesquisar e publicar no seu Blog sobre esse recurso na pratica pedagógica.
Bons estudos a todos.
WebQuest (do inglês, demanda da Web) foi proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995, com a participação do seu colaborador, ao tempo, Tom March[1] .
A webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o ensino fundamental, médio e superior.
Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos. Ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em geral, selecionadas pelo professor.
As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos.
Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos para a criação da webquest são os seguintes:
Pedagogicamente falando, a utilização da webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes, tais como:
A webquest é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web. Trata-se de uma atividade didática de aprendizagem, que aproveita a imensa riqueza de informações do mundo virtual para se criar o conhecimento. Essas atividades podem ser desenvolvidas para o ensino fundamental, médio e superior.
Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos. Ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em geral, selecionadas pelo professor.
As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos.
Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos para a criação da webquest são os seguintes:
- a) introdução: nela você deverá apresentar as informações básicas da pesquisa aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, motivando-os para começar;
- b) tarefa: descrever o que os alunos deverão elaborar durante o projeto, propondo um percurso a ser percorrido até o final dele, sem, entretanto, dá-los um produto pronto/acabado;
- c) processo: fornecer descrições das etapas que os alunos deverão seguir para a realização do trabalho, incluindo orientações sobre como subdividir as tarefas;
- d) recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de referências bibliográficas a serem consultadas para a realização das tarefas.
- e) conclusão: corresponde à finalização da tarefa proposta. Nela o professor deve apresentar um resumo que levará o aluno à reflexão da atividade com o objetivo de reconhecer o que foi aprendido.
Pedagogicamente falando, a utilização da webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes, tais como:
- a)modernizar o jeito de se fazer educação, já que as webquests fazem o uso da internet, o que é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo;
- b) garantir o acesso a informações autênticas e atualizadas, pois os professores têm também o objetivo de selecionar as fontes de pesquisas para se obter informações confiáveis;
- c) promover aprendizagem cooperativa;
- d) desenvolver as aptidões cognitivas, pois a webquest oferece oportunidades para o desenvolvimento das habilidades do conhecer;
- e) incentivar a criatividade.
- f) transformar as informações existentes ao invés de apenas reproduzi-las, tendo em vista a necessidade de solucionar as questões e metas propostas pela webquest
Atividade 06:
Olá, pessoal!
Agora que vocês pesquisando aprenderam um pouco do que pode uma WEBQUEST, vamos a prática, sua tarefa de hoje sera participar como aluno respondendo em seu blog a atividade clicando no linque abaixo e enviando sua atividade pelo e-mail do professor:
Bons estudos.
Prof Rinaldo
Introdução :
No país as crianças leem-em muito menos do que se deveria enquanto isso nos países da Europa as crianças leem muito mais facilitando a sua alfabetização.
Tarefa:
Para fazer a criança despertar o interesse pela leitura devemos apresentar à eles livros com contos e históriasd que façam as crianças despertar o seu interesse pela leitura.Como por exp:Com ilustrações que chamem sua atenção e seu interesse pela leitura.
Processo:
Fazer com que os alunos participem das leituras interagindo um com os outros insentivando o seu interesse pela leitura.Mas também para insentivar sua leitura devemos insentivar eles a manter um livro que conte uma história que eles imaginem.
Recursos de Texto:
Devemos insentivar eles a pesquisar em revistas,jornaise sites da internet com o intuitivo da criasnça aprender como se escreve se le uma história.
Recursos de Vídeos:
Fazendo com que eles pesquisem vídeos na internet para aprender como se conta uma história,eles vão acabar lendo e despertando seu gosto pela leitura,pois só assim eles aprendem como se faz e se conta uma história.
Avaliação:
É onde podemos avaliar o desempenho da criança na alfabetização se ela esta aprendendo mesmo como se faz e se conta uma história.
Conclusão:
Você vai conclui que a criança leu realmente o livro e está aprendendo alguma coisa com a história dos livros que leram.
Créditos:
É de onde eles tiveram colaboração com livros para as crianças terem fácil acesso para sua leitura e aprendizagem.
Atividade 07:
Olá, pessoal!
Depois de pesquisar sobre Webquest e se interar sobre essa ferramenta pedagógica, ter respondido como aluno a uma atividade, agora chegou a sua vez de aplicar o seu novo conhecimento adquirido produzindo a sua primeira WEBQUEST.
Minha sugestão para o suporte de sua WEBQUEST é o PowerPoint com Hyperlink, pelo fato de termos estudado esses recursos juntos no 1º semestre do nosso curso.
Clique e veja o meu Exemplo:
O assunto a ser trabalhado em sua WEBQUEST deverá ser direcionado ao aprendizado dos alunos do 1º ao 5º ano.
A sua atividade deverá ser publicada em seu blog e também enviada por e-mail para:
rinaldo.fef.ped@gmail.com
Bons estudos e trabalho.
Prof Rinaldo
Nenhum comentário:
Postar um comentário